Escolha uma Página

Se você já viajou à Itália ou não. Agora é possível realizar um sonho que você talvez nem imaginasse que poderia ter: viajar no tempo e conhecer a Roma Antiga. Mais precisamente, a Roma do século IV. É porque um arqueólogo teve a ideia de criar uma reconstrução digital 3D. Ela é chamada “Rome Reborn: Flight over Ancient Rome” (Roma Renascida: Sobrevoe a Roma Antiga), e o nome do arqueólogo é Bernard Frischer, da Escola Luddy de Informática, Computação e Engenharia, da Universidade de Indiana (EUA).

Roma antiga em 3D
Imagens do programa de reconstrução 3D da flyoverzone.com

Aqui na ITALICA estamos sempre buscando na História as heranças culturais de inestimado valor para a Itália, por isso sempre exploramos, além da língua, a cultura e os fatos históricos. Inevitável, portanto, que o Império Romano esteja tão presente em variados artigos que já publicamos, e que você pode descobrir aqui no portal. Hoje trazemos algo especialmente valioso, que pode servir para complementar seus estudos, atiçando sua imaginação, e até mesmo envolvendo seus planos sobre o que mais gostaria de conhecer pessoalmente nas milhares de localidades de ruínas do Império Romano, hoje acessíveis para a maioria dos turistas!

O projeto do renascimento da Roma Antiga

Foi há 50 anos, em 1974, que a ideia desse projeto surgiu. Naquele tempo, nem seria possível imaginar a realização por meio de uma construção inteiramente digital nos moldes como entendemos hoje, com o uso da computação avançada, que leva o projeto à casa de qualquer pessoa do mundo.

E como é que surgiu essa ideia exatamente? Bem, o arqueólogo Frischer, como muitos turistas que amam conhecer a Itália, visitou o Museu da Civilização Romana e viu um modelo físico da Roma Antiga, que você pode ver na imagem abaixo:

Roma antiga em 3D
Maquete da Roma Antiga na época do imperador Constantino (306-337)

O trabalho foi desenvolvido ao longo de décadas por uma equipe com muita experiência, composta por arqueólogos, engenheiros e historiadores. Eles utilizaram uma série de registros históricos das estruturas, das distâncias, das ruas e tudo mais que compunha a Capital do Império Romano no início do século 4. E o modelo interativo é atualizado a cada nova descoberta arqueológica sobre a vida na cidade. Com tudo isso, é possível navegar no projeto 3D como se você estivesse controlando um drone nos céus do passado, vendo de perto as recriações de uma cidade ainda viva. É possível explorar as ruas que levam aos principais pontos da Roma Antiga, como o Coliseu, o Panteão e o Fórum Romano. São 39 marcos da cidade que podem ser selecionados em doze épocas diferentes, de 420 d.c. até os dias atuais.

E você pode mergulhar na realização desse projeto agora mesmo, sabendo tudo no site flyoverzone.com!

Banner blog Italica - Partiu Italia

E para ver uma demonstração em vídeo no YouTube, clique aqui!

Rome Reborn: Flight over Ancient Rome versão 4.0 foi lançado mês passado e está disponível para download em Yorescape.com. Embora o programa completo não seja gratuito, é possível explorar o site e conhecer mais do conteúdo que foi criado. Aproveite!

Aqueduto Roma Antiga
Vista aérea de um dos principais aquedutos que alimentavam Roma
Roma reproduzida em 3D

Para ler mais sobre aquedutos romanos, clique aqui e acesse nosso artigo no portal!

Continue de olho nas nossas homenagens à herança cultural italiana aqui no blog e confira nossas outras publicações nas redes sociais da ITALICA no instagram e no YouTube, onde fazemos lives especiais semanalmente!

E quer aprender italiano e saber mais sobre a cultura e as características históricas únicas do Bel Paese? Inscreva-se na nossa lista de espera e no nosso newsletter!

A presto!

Capa_facebook - Musicale