Escolha uma Página

A língua italiana, conhecida por sua beleza e musicalidade, tem raízes profundas no latim, a língua da Roma Antiga. A influência do latim na língua e cultura italianas é tão intrínseca que é impossível compreender plenamente uma sem a outra. Neste artigo, exploraremos um pouco sobre como o latim moldou a língua italiana moderna e deixou uma marca indelével na cultura do país. Ao final, aproveite para assistir a uma live especial que fizemos sobre esse tema, com o Prof. Darius conduzindo uma conversa com o professor de latim Artur Costrino.

Latim e origem do italiano

Raízes Linguísticas: A Transição do Latim para o Italiano

A história da língua italiana remonta ao período romano, quando o latim vulgar era falado por toda a Península Itálica. Com o colapso do Império Romano, a língua latina evoluiu em diferentes dialetos regionais, que já existiam antes do Império Romano, que eventualmente deram origem ao italiano. No entanto, as bases linguísticas permaneceram largamente latinas.

Um dos aspectos mais notáveis ​​da influência do latim no italiano é a incorporação de palavras latinas na língua cotidiana. Por exemplo, a palavra de saudação italiana comum, “Ciao”, deriva de “schiavo” (escravo) no latim, uma forma informal de se despedir que, antes de evoluir para uma saudação amigável, originou-se como corruptela da palavra latina sclavus como s’ciào. Saudar alguém com “ciao” significava dizer “sou seu escravo”, algo como o que vemos culturalmente presente na expressão de despedida “estou ao seu inteiro dispor”.

Esta saudação foi adotada em italiano para posteriormente ser emprestada ao vocabulário de muitas línguas, como o português, o castelhano e o inglês, significando, todavia, apenas “até logo”.

Palavras do latim na ciência

Uma área onde o latim desempenha um papel crucial é na nomenclatura científica. A língua latina é usada internacionalmente na taxonomia para nomear espécies de plantas e animais. Os nomes binomiais, compostos por um gênero e uma espécie, são em latim. Isso permite que cientistas de diferentes partes do mundo compreendam e comuniquem informações sobre a diversidade biológica de forma eficaz, que possa dialogar com a história pregressa das civilizações atuais, em vez de representar apenas uma cultura e uma língua do tempo presente.

influencia do latim na lingua italiana

Herança cultural: além da língua

A influência do latim não se limita apenas à língua italiana, mas também se estende à cultura do país. O latim é uma parte integral da herança cultural italiana, principalmente devido ao papel central da Igreja Católica na história italiana.

Além disso, a Itália é o lar de algumas das universidades mais antigas do mundo, como a Universidade de Bolonha, fundada no século XI. Durante a Idade Média e o Renascimento, o latim era a língua usada na academia, e muitas das obras mais importantes da filosofia, ciência e literatura eram escritas nessa língua.

Desafio do Italiano
latim e lingua italiana

Uma herança viva

Como vimos, a influência do latim na língua e cultura italiana é uma parte essencial da identidade italiana. Ela liga o presente ao passado glorioso da Roma Antiga e da Renascença, recordando constantemente aos italianos a riqueza de sua herança cultural.

Mesmo que o latim não seja mais uma língua falada nas ruas, seus ecos e significados primordiais ressoam nas palavras de hoje em dia, nos idiomas que floresceram do latim, nas ruas, nas tradições e na história da Itália. Tudo isso, torna a língua italiana uma herança viva que continua a inspirar e enriquecer a vida dos italianos e a apreciação do mundo pela cultura única e influente que teve como berço o solo do que foi uma vez o Império Romano. A Itália, com sua fusão harmoniosa de passado e presente, é verdadeiramente um tesouro cultural onde a herança latina ainda é uma parte pulsante da vida cotidiana.

Agora é hora de acompanhar duas lives importantes: uma do Prof. Vinicio, e outra que o Prof. Darius conduziu com o professor de Latim Artur Costrino. Eles exploraram a herança do latim no italiano e conversaram sobre o trajeto histórico dessa língua-mãe do português, do espanhol, do francês e, é claro, do italiano. Também abordaram as relações linguísticas e históricas entre o latim e o italiano. Você ainda descobrirá o que é que Dante Alighieri teve a ver com toda essa história, que promove influências, mesmo hoje em dia, no modo com que falamos italiano!

Expressões e palavras em latim no italiano de hoje!

Do latim ao italiano – Bate papo com o professor de Latim Artur Costrino!

Buona visione!

A presto!