Escolha uma Página

Hoje, dia 21 de fevereiro, comemoramos aqui no Brasil o Dia Nacional do Imigrante Italiano. E, neste ano de 2024, é uma data ainda mais especial, pois alcançamos a marca de 150 anos desde o acontecimento mais determinante para a existência de muitos de nós: o início da imigração em massa de italianos para o Brasil.

Sogni italiani: 150 anos desde a primeira chegada!

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 1874, desembarcaram no porto de Vitória, Espírito Santo, os primeiros 388 imigrantes italianos. Eram camponeses que chegavam com a promessa de trabalharem na fazenda “Monte das Palmas”, em Santa Cruz.

A embarcação, chamada “La Sofia”, havia saído de Gênova e fora encomendada por Pietro Tabacchi, italiano oriundo de Trento, que já se encontrava no Espírito Santo desde o início da década de 1850.

Mas… por que tantos partiram de uma só vez da Itália? Eles buscavam uma vida mais digna. Naquela época, a Itália recém-unificada passava por grandes desafios: fome, falta de emprego, falta de assistência sanitária. A Itália ainda não era o país que conhecemos hoje!

A história da imigração italiana registrada pelos olhos da Itália

Chegada dos imigrantes italianos no Brasil

Em 2002 foi lançado um canal de TV na Itália como extensão da emissora RAI, chamado Rai Storia, em transmissão apenas em solo italiano. É um canal de propriedade da Rai Cultura, que já produziu conteúdos riquíssimos, com registros históricos raros. Um desses conteúdos é um documentário que por muito tempo esteve pouco acessível aqui no Brasil, até ser disponibilizado no YouTube. Aproveite para assistir aos registros da imigração pelos olhos dos italianos!

Clique aqui para assistir: Storia dell’immigrazione Italiana – Straordinario documento Rai Storia

A chegada

Desembarcar e garantir um futuro não foi nada fácil… apesar das promessas, o cenário encontrado era também desolador: há registros que contam sobre terras muito despreparadas e uma situação caótica nos alojamentos, com pouco espaço e higiene precária.

Chegada dos italianos

Para piorar, o empreendimento de Pietro Tabacchi não prosperou, e os imigrantes tiveram de buscar outras soluções para conseguirem sobreviver.

Capa_facebook - Musicale

Nos desafios da sobrevivência diária, milhares de italianos adiaram a realização dos seus sonhos para as gerações seguintes, com a fé de que um dia, talvez, seus descendentes pudessem ver nesta nova terra um lar.

Alojamentos da imigração italiana no Brasil

Seja você descendente ou não, conhecer as dificuldades daqueles homens e mulheres e sua luta por uma vida digna é fundamental para entender o próprio Brasil! Eles desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do nosso país, e a data de hoje é uma forma de honrarmos e celebrarmos esse legado.

Você é descendente de italianos ou simplesmente ama essa cultura que também faz parte dessa linda mistura que é o Brasil? Independente da resposta, por aqui você encontrará muito conteúdo para conhecer cada vez mais sobre a cultura e a língua italianas!

Siga a ITALICA para acessar essa herança italiana coletiva: aqui no blog e também em publicações nas redes sociais, no instagram e no YouTube, onde fazemos lives especiais semanalmente!

E quer aprender italiano e saber mais sobre a cultura e as características históricas únicas do Bel Paese? Inscreva-se na nossa lista de espera e no nosso newsletter!

Agora aproveite para explorar mais detalhes escutando ao Prof. Darius, num vídeo muito especial sobre a imigração italiana preparado em nosso canal no YouTube:

Buona visione!

Espírito Santo: 150 anos depois!

Para comemorar esse marco tão especial, o governo do estado do Espírito Santo lançou o Calendário dos 150 anos da Imigração Italiana, em cerimônia realizada na Casa do Turismo Capixaba, em Vitória.

Imigração Italiana depois de 150 anos no Espírito Santo

Foi dado o nome de “Calendário de Eventos da Cultura Italiana”, que traz diversas ações que serão realizadas ao longo de todo o ano de 2024, comemorando de maneira acessível para todos que puderem comparecer. As atividades envolvem música, religiosidade, comidas típicas, dança, artes visuais e um encontro proposto entre lideranças.

Isso tudo ocorrerá em diferentes municípios do Espírito Santo, com o objetivo de valorizar as práticas culturais dos italianos e de seus milhares de descendentes no Estado e ao redor do Brasil.

A presto!