Escolha uma Página

Se você gosta de caminhadas na hora de explorar cidades e países novos, é hora de começar a imaginar suas próximas viagens. A parte inicial do percurso conhecido como ‘Caminho do Amor’ está reabrindo em Riomaggiore, comuna da região da Ligúria, província de La Spezia.

Foram 11 anos fechada, devido a um deslizamento de terra. Essa primeira parte a ser reaberta conta com apenas 170 metros, isso mesmo, um trajeto tão curto que merece explicação: do que se trata esse caminho exatamente? E com isso poderemos apresentar a você 5 bons motivos para querer programar uma viagem para esse lugar maravilhoso!

Região italiana da Ligúria Cinque Terre
Localização da Liguria onde fica a província de La Spezia no mapa da Itália)

5 motivos para visitar a Via dell’Amore

Trazemos sempre dicas sobre a Itália, curiosidades sobre o estilo de vida e do dia a dia no país da bota. Conheça abaixo os 5 principais motivos para você colocar Via dell’Amore em seu roteiro de viagem.

1. CINQUE TERRE

O caminho romântico é conhecido como “Via dell’Amore” e liga a comuna de Riomaggiore ao distrito de Manarola. É considerada uma das trilhas mais bonitas de um conjunto de vilas chamado Cinque Terre, que é composto por cinco aldeias da Riviera italiana: Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. A costa, as cinco aldeias à beira-mar e as colinas circundantes fazem parte do Parque Nacional Cinque Terre e são Património Mundial da UNESCO.

Via Dellamore na Itália
Caminho Via dell’Amore

Essas aldeias são conhecidas pela tradição pesqueira, pelas belezas naturais e por sua arquitetura pitoresca – uma arquitetura colorida, com casas que se empilham nas encostas íngremes próximas ao mar. Muitos que visitam o local descrevem as cores como brilhantes sob a luz do sol, tão vivas a ponto de fazer a cidade parecer um espaço saído de um conto de fadas. Comprove:

Parque Nacional Cinque Terre na Itália
Vista da aldeia

2. VINO

As regiões que compõem a Cinque Terre, incluindo portanto Riomaggiore, são famosas também por suas produções de vinho. Um espetáculo impressionante é a vista dos terraços de cultivo de uvas nas encostas. Caso possa visitar, já saiba: dentre os vinhos locais, o Sciacchetrà é altamente apreciado e único, carrega o nome dessa região por todo o globo.

plantação de uvas no topo da colina Cinque Terre na Itália
Plantação de uvas nos topos das colinas

3. SENTIERI PER ESCURSIONI

Outra grande atração turística é o belíssimo acesso a trilhas. Riomaggiore é um ótimo ponto de partida para os turistas que querem explorar as trilhas que ligam todas as cinco aldeias de Cinque Terre. A trilha mais famosa é a “Sentiero Azzurro”, que conta com vistas espetaculares da costa, passando por entre as colinas e pelos rochedos à beira-mar.

Via dellamore Cinque terre na Itália
Trilha Sentiero Azzurro

E, claro, uma das trilhas mais bonitas, como começamos dizendo neste artigo, é aquela conhecida como “Via dell’Amore”. A vista privilegiada permite a sensação de se estar caminhando em direção ao pôr-do-sol, contornando as montanhas.

Banner blog Italica - Partiu Italia
Via dellamore Vernazza na Italia

4. FESTA DI SAN GIOVANNI BATTISTA

Acontece anualmente, em 24 de junho, o Festival de San Giovanni. É quando a cidade de Riomaggiore celebra o padroeiro da cidade, San Giovanni Battista.

Pétalas na Festa de San Giovanni Battista na Itália
Festa di San Giovanni Battista Itália

Durante o dia, as flores são distribuídas por todas as ruas em preparação para o desfile, por isso é possível caminhar pela cidade e se deparar inesperadamente com os rastros vermelhos das pétalas que, à noite, guiarão a procissão de padres da aldeia, acompanhados da banda marcial e de habitantes da cidade carregando velas acesas e cantando solenemente.

Padres na Festa di San Giovanni Battista Itália

O santo é então transportado pela aldeia à vista de todos. É uma tradição que atrai visitantes de toda a região.

5. CULTURA ANTICA

Riomaggiore tem preservada a sua atmosfera de aldeia italiana tradicional, com ruas estreitas e sinuosas, cafés aconchegantes e praças encantadoras. Tudo isso garante que a aldeia seja um lugar perfeito para explorar a cultura local e descobrir o legado e as tradições.

Cinque terre Riomaggiore na Itália

Agora, para ajudar na programação de deslocamento, uma dica: Riomaggiore é acessível de trem a partir da comuna de La Spezia ou de outras cidades vizinhas, o que faz de Riomaggiore uma opção bastante conveniente para os visitantes que desejam viajar sem carro, por exemplo, para explorar tudo caminhando muito pelas trilhas e pelas ruas estreitas e históricas da Cinque Terre.

Para sincronizar seus planos, saiba que a previsão atual é de que apenas em 2024 haverá a liberação do percurso completo da Via dell’Amore!

E aí, interessados?!

A presto!

Capa_facebook - Musicale