Escolha uma Página

Encontramos essa relíquia durante uma caminhada em Bari. Acreditam que essa pintura está aqui nesta fachada pública desde 1767? Passou por uma restauração em 1999. E mantiveram aqui, como um sacrário de quase 3 metros, na fachada do Palazzo D’Amelj, um edifício do século XVIII que pertenceu a uma família de ricos proprietários de terras da cidade vizinha de Binetto.

A Madonna

A palavra “Madonna” é um termo italiano que se traduz como “Senhora” ou “Minha Senhora”. E as representações da Madonna, que se refere à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, estão profundamente enraizadas na história da arte, na fé e na cultura ocidental. É um tema tão recorrente na arte ocidental que encontramos milhares de criações e recriações.

Estátua Madonna em Bari na Itália

Hoje veremos um pouco sobre as contribuições desse símbolo, na arte e na cultura italiana e mundial.

Madonna nas artes

A constante representação da Madonna permite aos estudiosos traçarem uma evolução da iconografia, ou, em outras palavras, o percurso das ideias e pensamentos predominantes em cada geração, em cada período das civilizações ocidentais. Isso inclui um estudo sobre os detalhes das vestes, das posições, dos gestos e das expressões faciais. Observando essas mudanças, podemos aprender sobre os valores culturais e religiosos de diferentes épocas. Cada representação da Madonna contém elementos simbólicos. Seu manto, cores e gestos muitas vezes têm significados específicos. A análise desses símbolos nos ajuda a entender as mensagens e crenças religiosas da época em que a obra foi criada.

As imagens da Madonna também podem servir como um registro da evolução das técnicas de pintura e escultura. Estudando essas representações, podemos ver como os artistas dominaram a perspectiva, a luz e a sombra, bem como outros aspectos técnicos da arte.

Pintura da Madonna de Botticelli
Madonna e crianças com anjos, de Sandro Botticelli

É possível também conhecermos mais da história das crenças religiosas: através das representações da Madonna, podemos rastrear a evolução das crenças e doutrinas da Igreja Católica ao longo dos séculos. Mudanças na forma como a Virgem Maria foi representada muitas vezes refletem mudanças na teologia e na espiritualidade. E essas mudanças, por sua vez, nos indicam como o mundo passou a lidar com determinadas questões sociais e religiosas.

Madonna de Rafael Sanzio
Madonna, de Rafael Sanzio

Há ainda uma riqueza na revelação das influências culturais por trás de cada arte. A representação da Madonna pode variar de acordo com a região e a cultura. Estudando essas variações, podemos aprender sobre a diversidade cultural e a interação entre diferentes culturas ao longo do tempo.

Desafio do Italiano

Ao longo da história fornecem uma janela única para a evolução da linguagem visual, cultura e religião. Elas refletem não apenas crenças religiosas, mas também mudanças sociais, técnicas artísticas e a riqueza da herança cultural ao longo dos séculos.

Esta Madonna que fotografamos em Bari é chamada de “Madonna del Lume”. É uma imagem muito recriada devido à difusão do culto à Santa Maria del Lume ao redor do mundo, portanto é possível encontrar outras muitas pinturas que organizam da mesma maneira os elementos dessa arte.

Madonna em Bari na Itália
Madonna del Lume
“Madonna del Lume” na Chiesa della Sacra Famiglia, situada em Alcamo (na província de Trapani). É uma igreja também chamada “Chiesa Mezza” ou “Culliggeddu”, devido ao seu tamanho modesto.

Vemos retratada a Virgem rodeada de anjos, incluindo um ajoelhado à sua direita que, segurando na mão um cesto cheio de corações, os oferece ao menino Jesus nos braços de sua mãe. Podemos notar uma mensagem moral, com os temas do amor, da compaixão, da maternidade, da humildade e da fé.

Outras pinturas que recriam essa mesma Madonna estão reunidas no catálogo do site da Arcipretura Parrocchiale “Santa Maria del Lume”

E você, já teve a chance de ver de perto alguma representação da Madonna?

Continue de olho em tudo que encontramos em nossas viagens nas publicações das redes sociais da ITALICA no instagram e no YouTube, onde fazemos lives especiais semanalmente!

E se você quer aprender italiano e saber mais sobre a cultura e as características históricas únicas do Bel Paese, inscreva-se na nossa lista de espera e no nosso newsletter!

A presto!